Vendas de carros elétricos superam as de carros a diesel no primeiro semestre do ano

12 de julho de 2023 por

Em pleno mês de julho, já foram revelados os números relativos a vendas de carros elétricos do primeiro semestre do ano. Fevereiro de 2023 marcou o primeiro mês em que as vendas de ligeiros de passageiros com bateria (BEV) superaram as de carros a diesel. No entanto, este mês foi apenas o início. 

De acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), entre janeiro e junho de 2023, foram vendidos mais automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos do que modelos a gasóleo. No que toca à quota de mercado até ao final de junho, os 100% elétricos fixaram-se em 15,5% e os diesel a 13%. Também os veículos a gasolina foram ultrapassados - representaram 40,6% enquanto que os elétricos atingiram 46,4%.

No caso dos ligeiros de mercadorias, no entanto, a transição não tem sido propriamente serena. No primeiro semestre do ano, 91,5% das vendas deste tipo de veículos correspondia a opções a combustão e apenas 8,4% a elétricos. Estes números podem dever-se a uma oferta deste tipo de veículos ainda menor, comparativamente a ligeiros de passageiros elétricos.

A nível internacional, os elétricos continuam em posição de destaque. Quem o diz é a empresa Counterpoint, especialista na pesquisa e análise do mercado. Durante o primeiro trimestre de 2023, as vendas de carros elétricos cresceram 32% relativamente ao ano anterior. Assim, um em cada sete carros vendidos durante esse período era elétrico. Prevê-se que as vendas de veículos 100% elétricos atinjam mais de 14,5 milhões de unidades até ao final de 2023.




Fontes: Diário de Notícias, Pplware 

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment